Leuconíquia – Você sabe o que é?

26 jan 2015

woman-with-great-nails
Se você já teve uma manchinha branca na unha e quer entender porque elas se formam e como tratá-las, confira as dicas da dermatologista carioca Dra Apolonia Sales, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 – O que são as manchinhas brancas que aparecem nas unhas?
R: Essas manchinhas são chamadas de Leuconíquia. O surgimento delas é causado por uma bolsa de ar que se forma através de rachaduras que começam na base da unha. 

- Quais as principais causas das manchas brancas nas unhas?
R: Contato com produtos químicos muito fortes, uso da unha para abrir embalagens muito duras e também a falta de nutrientes, como o  cálcio, zinco e vitamina C, que deixam as unhas mais fracas e bem mais propensas a este tipo de problema.

- Estresse ou traumas podem causar as manchas?
R: Sim, pois machucam a unha e causam as tais bolsas de ar, e, consequentemente, as manchas brancas.

 – A alimentação pode interferir na saúde das unhas?
R: Sim. A carência de cálcio, zinco e vitamina C na alimentação pode enfraquecer as unhas, aumentando as chances de rachaduras.

 – Como evitar que as manchas apareçam?
R: É necessário usar luvas quando manusear produtos químicos  muito fortes e sempre que possível, evitar possíveis traumas nas unhas.

- Existe alguma maneira caseira de disfarçar essas manchinhas?
R: Não tem muito jeito! É preciso aguardar o crescimento das unhas para que se possa cortar a parte com as manchas brancas ou pintar de cores fortes para esconder.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>